sexta-feira, 25 de maio de 2012

Banco de Projetos

Pesquisando Planos de Aula no site da Revista Nova Escola, encontrei esta proposta de trabalho que através de leitura compartilhada, divulga a obra "Memórias de Emília" de Monteiro Lobato e incentiva o aluno a desenvolver o comportamento leitor e distinguir o gênero memórias de outros gêneros textuais.
Por que ler literatura?
No site, Ana Maria Machado nos esclarece por que ler literatura é relevante e chama a atenção para o papel da escola na formação do leitor de obras literárias:
Uma sociedade que se quer democrática tem que (...) garantir a todos que seja saciado seu direito à leitura. E essa leitura, sobretudo em países que ainda estão se construindo, não pode ser apenas uma leitura de entretenimento e de aquisição de conhecimento - embora esse tipo de livro também seja importante e não possa ser desprezado. Mas é indispensável que também se leiam textos criadores, textos que tragam o prazer de pensar, interrogar, sonhar, ligar-se com o resto da humanidade (inclusive gentes de outras épocas e de outros lugares), textos que brinquem com a sonoridade das palavras, que aproximem conceitos díspares, que desenvolvam a inteligência e o espírito crítico. Textos que usem as palavras de maneira artística, rica, sublinhando a beleza que possa nascer do contato entre elas, valorizando a multiplicidade de significados possíveis que elas possam ter, se abrindo para a infinidade de conceitos que elas podem apontar. E, como, na maioria das vezes, grande parte da população só vai se tornar leitora se tiver contato com bons livros através da escola e do sistema de ensino, é de fundamental importância que a escola não desperdice essa oportunidade e não recomende bobagens nem desenvolva atitudes que funcionem como vacina contra a leitura, de tanto que criam anticorpos no leitor.

(Contracorrente: conversas sobre leitura e política, Ana Maria Machado, Ed. Ática, São Paulo)

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-compartilhada-memorias-emilia-monteiro-lobato-624872.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário