sexta-feira, 12 de março de 2010

Análise a partir da leitura do texto "O professor pesquisador e reflexivo" - Antonio Nóvoa

O professor vive diariamente desafios e angústias que dificultam seu trabalho. A complexidade de sua atuação deriva, dentre outros aspectos, das cobranças da sociedade em relação não só aos conteúdos a serem ensinados, mas também atitudes e valores humanos que foram "perdidos" nas relações familiares e sociais dos últimos anos e que são esperados que a escola contemple.
O exercício da atividade docente requer uma constante revisão na metodologia ao trabalhar os conhecimentos históricamente construídos e a necessidade de formação continuada para dar conta das inúmeras mudanças e informações deste mundo globalizado.
As inovações com tecnologias educacionais ao mesmo tempo que facilitam e enriquecem o trabalho pedagógico, exigem do professor uma nova relação com o conhecimento. A postura e a metodologia que utiliza para abordá-los, determina os resultados na aprendizagem.

Um comentário:

  1. Ser professor é encarar diariamente um mundo de desafios, angústias, incertezas e paradigmas e, somente aqueles que estiverem abertos a mudanças e em busca de novos mecanismos de aprendizagem, conseguirão ao longo de sua jornada obter êxito. Particularmente eu acredito que educar é uma das tarefas mais complexas que existe, mas também a mais digna de louvor. Abraços Diane, muito interessante suas colocações principalmente quando você se refere a parte da complexidade da atuação do professor.

    ResponderExcluir