terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexão a partir do texto:"Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola - Pedro Demo"

A escola, hoje, precisa ser um espaço dinâmico de conhecimento. Para isso, é imprescindível que se possibilite o acesso à diferentes fontes do saber. O uso das mídias ainda tem sido muito restrito ao repasse de informações, é preciso trabalhar a pesquisa, a iniciativa, a busca, oportunizar a descoberta, incentivar a construção de resultados por diferentes caminhos.
Os índices que tanto se espera e se cobra da escola precisam ser pensados coletivamente, discutidos politicamente enquanto propostas de trabalho, envolvendo profissionais e universidades na discussão. É preciso possibilitar ao professor a formação com os diferentes meios que a sociedade disponibiliza e que na escola, muitas vezes, se restringem ao uso através de repetidos métodos didáticos, desestimulando o aluno e desperdiçando a oportunidade de ensinar e aprender.
O profissional precisa atualizar-se, buscar inserir-se no mundo digitalizado consciente de que dispõe de um rico material para tornar sua aula interessante, envolvente e que possiblite o entendimento e enriquecimento dos conteúdos que trabalha. Precisa também ser cobrado, valorizado e reconhecido pela função que exerce e, quem sabe então, vivenciaremos a educação com que tanto sonhamos.

terça-feira, 18 de maio de 2010